No dia No 05/09/11, foi realizada a palestra "Captive breeding of amphibians: Conservation or cosmetic surgery?" (Reprodução de anfíbios em cativeiro: Conservação ou maquiagem?) ministrada pelo Dr. Richard A. Griffiths, Ph. D, professor da Universidade de Kent na Inglaterra e orientador do coordenador do centro ECOA Moacir Tinôco. A palestra durou certa de 1:30h e foi prestigiada não só pela comunidade acadêmica da UCSAL, como de outras instituições. Ao fim da palestra estudantes e professores tiraram suas dúvidas, mediadas e traduzidas por Moacir, sobre o tema apresentado.
O ECOA e o projeto Herpetofauna LNB agradece a presença de todos e espera que o conteúdo passado tenha sido aproveitado por todos os presentes.
No dia 05/09/11, segunda-feira, 19h, será oferecida a palestra "Captive breeding of amphibians: Conservation or cosmetic surgery?" (Reprodução de anfíbios em cativeiro: Conservação ou maquiagem?)gratuitamente oferecida pelo Prof. Dr. Richard A. Griffiths, orientador do coordenador do projeto da herpetofauna no litoral norte, Moacir Tinôco, na Universidade de Kent, Inglaterra. O ECOA convida a todos para prestigiar esta palestra aberta à comunidade acadêmica. Confira abaixo o cartaz de divulgação com todas as informações:
É com grande felicidade que nesta data, 21/07/2011, o Centro ECOA completa 10 anos de existência.
Tendo sido fundado nesta mesma data em 2001 e inaugurada sua sede física em 03/09/2003, muitos alunos de graduação já passaram ou permanecem no centro contribuindo para o cenário ecológico e conservacionista na Bahia.
Parabéns ao ECOA, os coordenadores idealizadores e demais ECOAntes!
Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Cada seminário tem duração de aproximadamente 15 minutos, sendo que são disponibilizados mais 15 minutos para discussão! Participem!!
Na próxima quarta-feira(18/05) os estagiários Gabriel Soeiro (Grupo de Ornitologia) e Camila Curcio (Grupo de Mirmecologia) apresentarão os seguintes seminários, respectivamente:
RIBON, R., SIMON, J.E., MATTOS, G.T. 2002.Extinção de Aves em Fragmentos de Mata Atlântica da região de Viçosa, Sudeste do Brasil.
CURCIO, C. S. T. Comparação de métodos de amostragem para formigas (Insecta: Formicidae) em quatro formações vegetais do Litoral Norte, Salvador – Ba.
Orientador: Magno Lima Travassos. Co-orientador: Marcos Vinicius Guimarães.
Data: 18/05/2011 (quarta-feira)
Hora: 17h15min
Local: PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.
Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 -Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BATel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823
Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Cada seminário tem duração de aproximadamente 15 minutos, sendo que são disponibilizados mais 15 minutos para discussão! Participem!!
Na próxima quarta-feira(20/04) as estagiárias Liza Topázio(Grupo de Ornitologia) e RaissaFrazão( Grupo de Genética) apresentarão os seguintes seminários, respectivamente:
Composição da Avifauna da Lagoa de Pituaçu, Salvador-BA.
Técnicas de coloração cromossômica
Data: 20/04/2011 (quarta-feira)
Hora: 17h15min
Local: PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.
Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BATel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823
Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Cada seminário tem duração de aproximadamente 15 minutos, sendo que são disponibilizados mais 15 minutos para discussão! Participem!!
Na próxima quarta-feira(06/04) os estagiários do grupo de Genética da Conservação André Leite e Maria Almeida apresentarão o seguinte seminário:
Variações Cariotípicas: Alterações cromossômicas numéricas e estruturais.
Data: 06/04/2011
Hora: 17h15min
Local:Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BA Tel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823 PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.
O ECOA realizará workshop de diversos temas e seu primeiro workshop está relacionado ao projeto "Mudança de habitat e o status da Herpetofauna da Mata Atlântica". Estão abertas as inscrições para este I workshop do projeto Herpetofauna do Litoral Norte da Bahia.
RESULTADOS PRELIMINARES E OS EFEITOS DA COLETA E PADRONIZAÇÃO DAS VARIÁVEISSOBRE OS RESULTADOS
FACILITADOR: M.Sc. Moacir Santos Tinôco
Data: 02/04/2011
Horário: 10:00 às 12:30
Local: Ucsal - Campus Pituaçu
Número de vagas: 15 pessoas. Os interessados devem enviar um email para: herpetofaunalnb@gmail.com(Assunto: Workshop, conteúdo: nome completo), os 15 primeirosreceberam um email com a ementa do workshop e o número da sala.
SEJA UM PESQUISADOR VOLUNTÁRIO O PROJETO “MUDANÇA DE HABITAT E O STATUS DA HERPETOFAUNA NA MATA ATLÂNTICA DO BRASIL” SELECIONA PESQUISADORES VOLUNTÁRIOS PARA AS COLETAS. AS AMOSTRAGENS OCORREM EM SEIS MUNICÍPIOS DO LITORAL NORTE DO ESTADO DA BAHIA EM FORMAÇÕES DE RESTINGA.
É UM DOS MAIS IMPORTANTES ESTUDOS DA HERPETOFAUNA DE RESTINGA NO BRASIL, E ENVOLVE UMA IES DA INGLATERRA E CINCO IES DO ESTADO DA BAHIA, COM 12 PROJETOS EM CURSO. OS PESQUISADORES TEM OPORTUNIDADE PARA APRENDER E PRATICAR MÉTODOS E TÉCNICAS PARA ESTUDO DA ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ANFÍBIOS E RÉPTEIS, CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA E EDÁFICA DOS AMBIENTES, TRIAGEM, IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAL BIOLÓGICO E BIOMETRIA.
SÃO OFERECIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AO FINAL DE CADA COLETA. O PROJETO É UMA REALIZAÇÃO DO DICE – INSTITUTO DURRELL DE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE KENT NA INGLATERRA EM PARCERIA COM O CENTRO DE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO ANIMAL – ECOA, DA UCSAL, ALÉM DE OUTRAS INSITUTIÇÕES PARCEIRAS. OS INTERESSADOS DEVEM ENCAMINHAR E-MAIL PARA: herpetofaunalnb@gmail.com ATÉ O DIA 10 DE ABRIL, MANIFESTANDO SEU INTERESSE. AS COLETAS SERÃO REALIZADAS NO PERÍODO DE 25 DE ABRIL A 5 DE MAIO DE 2011.
Educação Ambiental e Unidades de Conservação O Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA dispõe de 02 (duas) vagas para estágio, cujo projeto está vinculado à atividades práticas, visitas em escolas e produção de material didático.
Pré-requisitos:
1. Estar regularmente matriculado no curso de Ciências Biológicas, cursando entre o 1º e o 5º semestre. 2. Disponibilidade mínima de 12h semanais. 3. Afinidade com trabalhos em escolas. 4. Possuir currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/), em caso de dúvidas no preenchimento, buscar auxílio no Centro ECOA 5. Os interessados deverão entregar o currículo Lattes, dentro de envelope lacrado, no Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA, até o dia 18 de março de 2011 (datas das entrevistas serão divulgadas posteriormente no mural do ECOA).
ÁREAS DE ATUAÇÃO: ministrar palestras e atender escolas; confeccionar materiais didáticos; promover atividades de campo com crianças relacionados a Unidades de Conservação e desenvolver projetos relacionados a estrutura do atendimento de escola.
Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Participem!
As estagiárias Manuela Silva e Marina Paroli do grupo de Aracnologia apresentarão o seguinte seminário:
SANTOS, A. J. Estimativas de riqueza em espécie" - Métodos de estudo em biologia da conservação e manejo da vida silvestre.
Data: 16/03/11 (Quarta-feira) Horário: 17h15min. Local: Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BA Tel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823 PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.
O IX Congresso Latino Americano de Herpetologia retorna ao Brasil depois de 18 anos sendo sediado em outros países, agora em Curitiba, Paraná, entre os dias 17 e 22 de julho, realizado juntamente com o V Congresso Brasileiro de Herpetologia. O congresso está aceitando sugestão de simpósios e a submissão de trabalhos até o fim de março. Para conhecer um pouco mais, acesse: http://clah2011por.blogspot.com/
O X Congresso de Ecologia do Brasil ocorrerá mais uma vez na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, entre os dias 18 e 22 de setembro de 2011. O congresso contará com palestras, minicursos, concurso de fotografia, trabalhos cientíticos e uma oficina de ecologia. Para obter a programação completa, visite: http://www.xceb.com.br/site/
O ECOA possui em seu acervo mais de 3.000 referências bibliográficas, compreendendo diversos temas para pesquisas relacionadas à ecologia e à conservação. O acervo abrange artigos científicos, periódicos, revistas, anais, monografias e dissertações, dentre outras referências nacionais e internacionais. O Centro ECOA durante seus cinco anos de atividade vem atendendo a comunidade acadêmica de diversas instituições, disponibilizando materiais para consulta e auxiliando-a no desenvolvimento de projetos. O acesso à bibliografia é facilitado, pois existe uma equipe responsável por dar todo apoio, desde a busca pela referência ideal até a disponibilização da mesma. A comunidade acadêmica vem contribuindo para melhoria e manutenção do acervo bibliográfico, através da doação diversificada de materiais e indicação de referências para aquisição. Para doar, basta encaminhar a(s) referência(s), apresentando o nome do(s) autor(es), local e ano da publicação, com temas relacionados à ecologia e conservação.
Desta forma, buscando uma melhor dinâmica de acesso e difusão do acervo, estará disponível no blog a lista de referências do centro. Clique aquie confira os títulos. Recomendamos que consulte a lista previamente e compareça ao centro já com o número de tombo.
Para a retirada do material, algumas normas foram estabelecidas para assegurar um bom funcionamento, confira abaixo:
Como proceder no empréstimo das referências bibliográficas (estudantes): para o empréstimo de referências basta solicitar aos responsáveis pela bibliografia o material de acordo com as suas necessidades. Os responsáveis farão uma busca no acervo disponibilizando os materiais para fotocópias na própria instituição. A devolução deverá ser imediata sob assinatura de recebimento (responsáveis).
Como proceder no empréstimo das referências bibliográficas (ecoantes): para solicitação das referencias basta pesquisar na planilha digital o(s) material(is) necessários e solicitar aos responsáveis da bibliografia o empréstimo. Cada ecoante pode retirar até 05 referências, mediante assinaturas de retirada (responsáveis) e recebimento (solicitante), podendo permanecer em mãos por até 15 dias. As mesmas podem ser renovadas mediante apresentação aos responsáveis e devidas assinaturas. O não cumprimento do prazo implica na impossibilidade de nova retirada até a devolução. Para alunos em processo de conclusão de curso (graduação, especialização, mestrado, doutorado) ou em processo seletivo, podem ser retiradas até 10 referencias, permanecendo o mesmo prazo e as normas estabelecidas.
O ECOA atua em programas de monitoramento de comunidades animais e vegetais na Bahia. Os projetos visam ações para a conservação em UCs da Bahia e identificação, juntamente ao MMA/IBAMA e ICMBio , de novas áreas prioritárias no Litoral Norte do Estado. Organiza uma coleção científica de referência para vertebrados e flora local e regional; mantém um banco de dados científicos; promove treinamentos relacionados à conservação ambiental. Os trabalhos foram publicadas em várias revistas científicas. O ECOA também promove o atendimento a Escolas. No setor privado tem parceria com a empresa Lacerta Ambienta, da qual recebe apoio logístico. Disponibiliza acesso aos nossos bancos de dados a pesquisadores de outras IES. Atua em parcerias com o IBAMA e ICMBio, Instituto Butantan e laboratório de Mirmecologia da CEPLAC. No final de 2009, integrou à genética da conservação aos seus objetivos, investigando a diversidade genética com técnicas de citogenética e de biologia molecular. Entre suas parcerias internacionais estão o Amphibian Ark e a Durrell Wildlife Conservation Trust no Reino Unido e o Durrell Institute for Conservation Ecology – DICE, da Universidade de Kent, Reino Unido.