O IX Congresso Latino Americano de Herpetologia retorna ao Brasil depois de 18 anos sendo sediado em outros países, agora em Curitiba, Paraná, entre os dias 17 e 22 de julho, realizado juntamente com o V Congresso Brasileiro de Herpetologia. O congresso está aceitando sugestão de simpósios e a submissão de trabalhos até o fim de março. Para conhecer um pouco mais, acesse: http://clah2011por.blogspot.com/
O X Congresso de Ecologia do Brasil ocorrerá mais uma vez na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, entre os dias 18 e 22 de setembro de 2011. O congresso contará com palestras, minicursos, concurso de fotografia, trabalhos cientíticos e uma oficina de ecologia. Para obter a programação completa, visite: http://www.xceb.com.br/site/
O ECOA possui em seu acervo mais de 3.000 referências bibliográficas, compreendendo diversos temas para pesquisas relacionadas à ecologia e à conservação. O acervo abrange artigos científicos, periódicos, revistas, anais, monografias e dissertações, dentre outras referências nacionais e internacionais. O Centro ECOA durante seus cinco anos de atividade vem atendendo a comunidade acadêmica de diversas instituições, disponibilizando materiais para consulta e auxiliando-a no desenvolvimento de projetos. O acesso à bibliografia é facilitado, pois existe uma equipe responsável por dar todo apoio, desde a busca pela referência ideal até a disponibilização da mesma. A comunidade acadêmica vem contribuindo para melhoria e manutenção do acervo bibliográfico, através da doação diversificada de materiais e indicação de referências para aquisição. Para doar, basta encaminhar a(s) referência(s), apresentando o nome do(s) autor(es), local e ano da publicação, com temas relacionados à ecologia e conservação.
Desta forma, buscando uma melhor dinâmica de acesso e difusão do acervo, estará disponível no blog a lista de referências do centro. Clique aquie confira os títulos. Recomendamos que consulte a lista previamente e compareça ao centro já com o número de tombo.
Para a retirada do material, algumas normas foram estabelecidas para assegurar um bom funcionamento, confira abaixo:
Como proceder no empréstimo das referências bibliográficas (estudantes): para o empréstimo de referências basta solicitar aos responsáveis pela bibliografia o material de acordo com as suas necessidades. Os responsáveis farão uma busca no acervo disponibilizando os materiais para fotocópias na própria instituição. A devolução deverá ser imediata sob assinatura de recebimento (responsáveis).
Como proceder no empréstimo das referências bibliográficas (ecoantes): para solicitação das referencias basta pesquisar na planilha digital o(s) material(is) necessários e solicitar aos responsáveis da bibliografia o empréstimo. Cada ecoante pode retirar até 05 referências, mediante assinaturas de retirada (responsáveis) e recebimento (solicitante), podendo permanecer em mãos por até 15 dias. As mesmas podem ser renovadas mediante apresentação aos responsáveis e devidas assinaturas. O não cumprimento do prazo implica na impossibilidade de nova retirada até a devolução. Para alunos em processo de conclusão de curso (graduação, especialização, mestrado, doutorado) ou em processo seletivo, podem ser retiradas até 10 referencias, permanecendo o mesmo prazo e as normas estabelecidas.
O Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA dispõe de 02 (duas) vagas para estágio, cujo projeto está vinculado à atividades práticas, visitas em escolas e produção de material didático.
Pré-requisitos:
1.Estar regularmente matriculado no curso de Ciências Biológicas, cursando entre o 3º e o 5º semestre.
2.Disponibilidade mínima de 12h semanais.
3.Afinidade com trabalhos em escolas.
4.Possuir currículo Lattes (www.cnpq.br), em caso de dúvidas no preenchimento, buscar auxílio no Centro ECOA
5.Os interessados deverão entregar o currículo Lattes, dentro de envelope lacrado, no Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA,até o dia 02 de março de 2011(datas das entrevistas serão divulgadas posteriormente no mural do ECOA).
ÁREAS DE ATUAÇÃO: ministrar palestras e atender escolas; confeccionar materiais didáticos;promover atividades de campo com crianças relacionados a Unidades de Conservação e desenvolver projetos relacionados a estrutura do atendimento de escola.
O ECOA atua em programas de monitoramento de comunidades animais e vegetais na Bahia. Os projetos visam ações para a conservação em UCs da Bahia e identificação, juntamente ao MMA/IBAMA e ICMBio , de novas áreas prioritárias no Litoral Norte do Estado. Organiza uma coleção científica de referência para vertebrados e flora local e regional; mantém um banco de dados científicos; promove treinamentos relacionados à conservação ambiental. Os trabalhos foram publicadas em várias revistas científicas. O ECOA também promove o atendimento a Escolas. No setor privado tem parceria com a empresa Lacerta Ambienta, da qual recebe apoio logístico. Disponibiliza acesso aos nossos bancos de dados a pesquisadores de outras IES. Atua em parcerias com o IBAMA e ICMBio, Instituto Butantan e laboratório de Mirmecologia da CEPLAC. No final de 2009, integrou à genética da conservação aos seus objetivos, investigando a diversidade genética com técnicas de citogenética e de biologia molecular. Entre suas parcerias internacionais estão o Amphibian Ark e a Durrell Wildlife Conservation Trust no Reino Unido e o Durrell Institute for Conservation Ecology – DICE, da Universidade de Kent, Reino Unido.