quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

7° Congresso Internacional de Herpetologia


De 8 a 14 de agostos de 2012 acontecerá em Vancouver, Canadá o 7° Congresso Internacional de Herpetologia, realizado pela Universidade de Columbia e a Universidade de Victoria. O evento ainda não possui suas atividades divulgadas e está aceitando sugestões de simpósios através do site oficial http://wch2012vancouver.com/, mas mesmo assim, os herpetólogos do ECOA estarão presentes expondo seus trabalhos.

III Congresso Latinoamericano de Aracnologia


O III Congresso Latinoamericano de Aracnologia será realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2011 no município de Montenegro, Colômbia. Algumas atividades confirmadas do congresso já estão disponíveis no site oficial e os interessados já podem fazer sua pré-inscrição através do site www.iiicla.org. O Centro ECOA já garantiu sua participação em mais um evento deste porte.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Centro ECOA no I Congresso Uruguaio de Zoologia

O I Congresso Uruguaio de Zoologia será realizado na cidade de Montevideo entre os dias 5 e 10 de dezembro e o ECOA estará presente com seis publicações. O estagiário Tércio Melo estará representando o Centro no evento. Confiram as publicações que estão sendo apresentadas:

¿Una nueva técnica para el marcación de arañas? Melo, T.S., Carvalho-Souza, G.F., Peres, M.C.L., Browne-Ribeiro, H.C. & Dias, M.A.

Comparación entre la composición de artrópodos de formación de moita en Restinga de Massarandupió - Bahia - Brasil. Melo, T.S., Andrade, A.R.S., Varjão, S.L.S., Peres, M.CL., Dias, M.A., Benati, K.R. & Couto-Ferreira, D.

Distribuição de aranhas (Arachnida:Araneae) em ambiente de borda de um fragmento de Mata Atlântica – Jardim Botânico de Salvador- Bahia- Brasil. Andrade, A.R.S., Guimarães, M.V.A., Melo, T.S., Peres, M. C .L. &
Dias, M.A.

Lagartos da Reserva Imbassaí - Litoral Norte do Estado da Bahia, Brasil. Couto-Ferreira, D., Tinôco, M.S., Marques, R., Travassos, M.L.O., Browne-Ribeiro, H.C., Barreto, G.S., Fazolato, C.P. & Dias, M.A.

Síndrome da polinização de Sphagneticola trilobata (Asteraceae) e sua associação com as condições climáticas – Parque Metropolitano de Pituaçu, Salvador, Bahia, Brasil. Couto-Ferreira, D., Barreto, G.S., Marques, R., Souza, C.S.A. & Malaquias, D.L.

Inventário de serpentes da Reserva Imbassaí, Litoral Norte da Bahia, Bahia, Brasil. Ricardo Marques, Moacir S. Tinôco, Danilo Couto-Ferreira, Cecil Pergentino Fazolato, Henrique Browne-Ribeiro, Magno L. O. Travassos & Marcelo A. Dias

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Últimos seminários do ECOA de 2010! 24/11/10(Quarta-feira)

Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Participem!

O Prof. Cristiano Menezes, coordenador do ECOA, apresentará o seguinte tema:

Formações Vegetais na Restinga do Litoral Norte da Bahia.

A estagiária Cláudia Araújo (Grupo de Educação Ambiental) apresentará o seu projeto:

ARAUJO-SOUZA, C. S. Etnozoologia entre as comunidades de 10 áreas do Litoral Norte da Bahia e a herpetofauna: conhecimento, uso e relação do homem com a fauna local. Orientador: Moacir Santos Tinoco. Co-orientador(a): Priscila Maria dos Santos Silva.

Data: 24/11/10 (Quarta-feira)
Horário: 17h15min.
Local: Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu
Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BA
Tel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823
PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.

Está aberta a seleção de pesquisador voluntário para o projeto Herpetofauna do Litoral Norte da Bahia

O projeto “Mudança de habitat e o status da herpetofauna na Mata Atlântica do Brasil” seleciona pesquisadores voluntários para as coletas. As amostragens ocorrem em oito municípios do litoral norte do estado da Bahia em formações de restinga. É um dos mais importantes estudos da herpetofauna de restinga no Brasil e envolve uma IES da Inglaterra e cinco IES do estado da Bahia, com 12 projetos em curso. Os pesquisadores têm oportunidade para aprender e praticar métodos e técnicas para estudo da ecologia e conservação de anfíbios e répteis, caracterização climática e edáfica dos ambientes, identificação de material biológico e biometria. São oferecidos certificados de participação ao final de cada coleta.

O projeto é uma realização do DICE – Instituto Durrell de ecologia e conservação da Universidade de Kent na Inglaterra em parceria com o Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA, da ucsal, além de outras insitutições parceiras.

Os interessados devem encaminhar e-mail para herpetofaunalnb@gmail.com até o dia 28 de novembro, manifestando seu interesse. As coletas serão realizadas no período de 13 a 23 de dezembro de 2010.

XXII Ciclo de Monografias de Ciências Biológicas UCSal - 2010.2

Estarão sendo realizadas as apresentações dos formandos 2010.2 em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador as apresentações de suas monografias, sob coordenação do Prof. coordenador do Centro ECOA Moacir Tinôco. As apresentações acontecem a partir das 14h durante toda a semana (ver tabela abaixo) no auditório inferior. Convidamos todos a prestigiar a apresentações de monografia dos ecoantes Géssica Costa e Tércio Melo.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Projeto Herpetofauna do Litoral Norte da Bahia



O projeto Herpetofauna do Litoral Norte da Bahia agora tem um site próprio!

Clique aqui e confira!

Seminário ECOA - 10/11/10 (Quarta-feira)

Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Participem!

Os estagiários Rebeca Marques (Grupo de Educação Ambiental) e Cecil Fazolato( Gurpo de Herpetologia) apresentarão seus projetos:

MARQUES, R. A. Atividades Lúdicas em projeto de Educação Ambiental- Estudo de caso ESCOLA NOVA. Orientador: Anderson Abbehusen Freire de Carvalho. Co-orientador: Sergio Pinheiro e Priscila Silva.

FAZOLATO, C. P. Biogeografia de lagartos em formações de restinga no Litoral Norte da Bahia, Brasil. Orientador: Moacir S. Tinôco. Co-orientador: Henrique Browne.

Data: 10/11/10 (Quarta-feira)
Horário: 17h15min.
Local: Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu
Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BA
Tel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823
PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.

Estão abertas vagas para o I Simpósio de Avaliação de Impactos Ambientais como Instrumento para o Planejamento Ambiental.

O programa de pós-graduação da UCSAL oferece gratuitamente o I Simpósio de Avaliação de Impactos Ambientais como Instrumento para o Planejamento Ambiental onde serão discutidas problemáticas relacionadas ao título do evento. Esta é uma boa oportunidade para aqueles que queiram se inteirar mais sobre o tema.

O evento contará com a participação dos pesquisadores do ECOA: Henrique Colombini Browne Ribeiro, Moacir Santos Tinoco, Christiano Marcelino Menezes, Marcelo César Lima Peres e Kátia Regina Benati; além do professor Fabrício Tourinho Fontes Aleluia do Curso de Ciências Biológicas da UCSal.

As vagas são limitadas. Para conferir a programação na íntegra e se inscrever, clique AQUI.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SEMINÁRIO ECOA - 27/10/10 (Quarta-feira)

Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Participem!

Os estagiários Liza Topázio (Grupo de Ornitologia) e Matheus Trindade (Grupo de Aracnologia) apresentarão os seus projetos:

TOPÁZIO, L. L. Riqueza da avifauna em relação a diversidade fitofisionômica encontrada em um fragmento urbano de Mata Atlântica, Salvador-BA.
Orientador: Anderson Abbehusen Freire de Carvalho. Co-orientador: João Vitor Lino Mota

TRINDADE, M. Estudo comparativo entre dois métodos de captura de aracnídeos que habitam a serrapilheira.
Orientador: M.Sc. Kátia Benati. Co-orientador: M.Sc Marcelo Peres.

A colaboradora Sheila Varjão (Grupo de Aracnologia) apresentará o seguinte tema:

RICKLEFS, R. A economia da natureza. 3 edição. Cap.: “Relação entre espécies.”


Data: 27/10/10 (Quarta-feira)
Horário: 17h15min.
Local: Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu
Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BA
Tel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823
PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PÓS GRADUAÇÃO EM GENÉTICA, BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO - UESB - JEQUIÉ - BAHIA - 2011.1

A Departamento de Ciências Biológicas oferece mestrado em Genética, Biodiversidade e Conservação.

As inscrições ocorrerão de 28 de outubro a 27 de novembro de 2010 (pelo correio até 22 de novembro de 2010). Para saber mais..

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Seminários - 06/10/10 - Aberto ao público

Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Participem!


O Prof. Marcelo Peres, coordenador do ECOA e do Grupo de Aracnologia,apresentará o seguinte seminário:

PERES, C. L. M. Estimando a Riqueza em Espécies.

Os estagiários Maria Almeida(Grupo de Genética da Conservação) eCláudio Argolo(Grupo de Botânica) apresentarão seus projetos:

ALMEIDA, M. C. R. Cariotipagem das espécies Tropidurus hispidus (SPIX, 1825) e Tropidurus hygomi (REINHARD & LUETKEN, 1861) no Litoral Norte da Bahia.
Orientador: Jorge Rabelo de Sousa. Co-orientador: Moacir S. Tinoco.

COLARES, C. C. A. Florística e fitossociologia de Clareiras Naturais em reserva de floresta ombrófila densa no município de Ituberá – BA.
Orientador: Christiano Marcelino Menezes. Co-orientador: Vanessa Iris Silva da Silva.

Data: 06/10/10 (Quarta-feira)
Horário: 17h15min.
Local: Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu
Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BA
Tel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823
PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas - ILHÉUS - BA

O III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas a ser realizado em Ilhéus, BA no período de 10 a 15 de abril de 2011. Trata-se do mais importante evento da comunidade científica brasileira em Genética Molecular Vegetal que conta com a sua presença como garantia de sucesso.

O evento irá destacar os avanços recentes na pesquisa em genética molecular vegetal em sessões temáticas, enfatizando regulação do desenvolvimento vegetal, respostas a diferentes tipos de estresses, mecanismos de silenciamento, modificações do DNA e da cromatina, interações patógeno-hospedeiro e o uso de ferramentas moleculares na agricultura tropical.

Serão 16 sessões temáticas nos diferentes temas da genética molecular de plantas, selecionados para atrair cientistas de todo o mundo para Ilhéus, a fim de compartilhar as suas mais recentes descobertas. Convidamo-lo a acessar a página web do evento para conhecimento da programação global.

Acesse: http://www.sbg.org.br/Eventos/III_SBGMP/pt-br/Index.html

Nobel de Medicina vai para criador de método de fertilização in vitro

O professor emérito da Universidade de Cambrigde, Robert Edwards, criador do método para fertilização in vitro, concebido em 1978, recebeu o prêmio Nobel de medicina e fisiologia de 2010. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) pela Fundação Nobel, no Karolinska Institutet, em Estocolmo.

O trabalho do fisiologista britânico permitiu, até hoje, o nascimento de 4 milhões de pessoas e uma solução para a impossibilidade de ter filhos, problema que afeta entre 1% e 2% dos casais na Europa, Austrália e América.

Jornais suecos divulgaram o resultado correto horas antes do anúncio oficial da Fundação Nobel, segundo os próprios organizadores do prêmio. Os membros do comitê organizador destacaram que apesar dos problemas éticos, eles resolveram premiar uma descoberta fundamental para a medicina.

O nascimento da primeira criança pela técnica, Louise Joy Brown, em 1978, na Grã-Bretanha foi a principal conquista destacada pelo comitê organizador da premiação para laurear Edwards. "Pela primeira vez foi demonstrado que a infertilidade podia ser tratada", disseram os apresentadores da homenagem.

Após a fertilização inicial, iniciou-se um intenso processo de discussão, sobre as implicações éticas do método durante a década de 80.

Acesse a notícia em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/nobel-de-medicina-vai-para-criador-de-metodo-de-fertilizacao-vitro.html

domingo, 3 de outubro de 2010

Seleção de voluntários para Projeto no Litoral Norte da Bahia


SEJA UM PESQUISADOR VOLUNTÁRIO
O PROJETO “MUDANÇA DE HABITAT E O STATUS DA HERPETOFAUNA NA MATA ATLÂNTICA DO BRASIL SELECIONA PESQUISADORES VOLUNTÁRIOS PARA AS COLETAS. AS AMOSTRAGENS OCORREM EM SEIS MUNICÍPIOS DO LITORAL NORTE DO ESTADO DA BAHIA EM FORMAÇÕES DE RESTINGA.
É UM DOS MAIS IMPORTANTES ESTUDOS DA HERPETOFAUNA DE RESTINGA NO BRASIL, E ENVOLVE UMA IES DA INGLATERRA E CINCO IES DO ESTADO DA BAHIA, COM 12 PROJETOS EM CURSO.
OS PESQUISADORES TEM OPORTUNIDADE PARA APRENDER E PRATICAR MÉTODOS E TÉCNICAS PARA ESTUDO DA ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ANFÍBIOS E RÉPTEIS, ARTRÓPODES(PRINCIPALMENTE FORMIGAS E ARANHAS), CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA E EDÁFICA DOS AMBIENTES, TRIAGEM, IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAL BIOLÓGICO E BIOMETRIA.
SÃO OFERECIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AO FINAL DE CADA COLETA.
O PROJETO É UMA REALIZAÇÃO DO DICE – INSTITUTO DURRELL DE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE KENT NA INGLATERRA EM PARCERIA COM O CENTRO DE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO ANIMAL – ECOA, DA UCSAL, ALÉM DE OUTRAS INSITUTIÇÕES PARCEIRAS.
OS INTERESSADOS DEVEM ENCAMINHAR E-MAIL PARA:
herpetofaunalnb@gmail.com SEMPRE NA SEGUNDA QUINZENA DE MARÇO, MAIO, JULHO, SETEMBRO E NOVEMBRO DE CADA ANO, MANIFESTANDO SEU INTERESSE.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

FIOCRUZ BAHIA E UFBA REALIZAM SEMINÁRIO SOBRE SABERES, BIODIVERSIDADE E SAÚDE AMBIENTAL

A Comissão Interna de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Bahia, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFBA, realiza, nos dias 13 e 14 de outubro, o Seminário Interinstitucional Saberes, biodiversidade e saúde ambiental. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Os interessados devem preencher o formulário e enviá-lo para o e-mail combioseg@bahia.fiocruz.br. Serão disponibilizadas 130 vagas, que serão preenchidas por ordem de recebimento do formulário de inscrição. A Coordenação do Seminário irá enviar a confirmação também por e-mail.
Com o objetivo "de contribuir para o aprofundamento do debate das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência em Saúde Ambiental e das propostas contidas no Plano Quadrienal da Fiocruz apresentadas pelo eixo estratégico de Ambiente e Promoção", o Seminário será aberto às 09h30, do dia 13 de outubro, no Auditório Aluizio Prata da Fiocruz Bahia, com a palestra do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes. No mesmo local, às 11h acontecerá o Painel Violências e a Implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra. Na programação do dia, está previsto o painel Ciência e Saúde Ambiental para às 15h.
Os debates seguem no dia 14 de outubro com duas mesas-redondas: Saberes Indígenas e Biodiversidade (10h) e Conhecimento Tradicional, Saúde e Inovação Tecnológica (15h). Ambas serão realizadas na Sala de Audiovisual da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da UFBA, em São Lázaro, na Federação.

Para maiores informações e inscrição on-line, acesse o link: http://www.cpqgm.fiocruz.br/?area=07X03&new=419

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SEMINÁRIO ECOA - 29/09/10 (Quarta-Feira)

Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Participem!

O Prof. Jorge Rabelo, coordenador do grupo de Genética da Conservação, e a colaboradora Kátia Benati apresentarão os seguintes temas:

RABELO-SOUSA, J. Estrutura e Remuneração da Carreira Acadêmica no Brasil: da Iniciação Científica ao Pós-Doutorado.

BENATI, K. R. Como preparar apresentações de trabalhos científicos.

O estagiário Cecil Fazolato (Grupo de Herpetologia) apresentará o seu projeto:

FAZOLATO, C. P. Biogeografia de lagartos em formações de restinga no Litoral Norte da Bahia, Brasil.
Orientador: Moacir S. Tinôco. Co-orientador: Henrique Browne.

Data: 29/09/10 (Quarta-feira)
Horário: 17h15min.
Local: Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu
Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BA
Tel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823
PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.

domingo, 26 de setembro de 2010

PARTICIPAÇÃO DO ECOA NO 56 CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA - 2010

Com o tema: "REVISITANDO O CONCEITO DO GENE: um novo olhar na base da genética" aconteceu no Centro de Convenções do Casa Grande Hotel Resort, Guarujá - São Paulo, no período de 14 a 17 de setembro de 2010, o 56º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA. É o evento mais importante na área de genética do Brasil. Este ano foram 2301 participantes!
O ECOA foi representado pelo Prof. Jorge Rabelo, coordenador do grupo Genética da Conservação, e André Kaufer, estagiário do grupo de Genética da Conservação que desenvolve pesquisa na área de citogenética de lagartos do Litoral Norte da Bahia. Foi um momento oportuno para atualização de temas relevantes relacionados com os trabalhos de genética desenvolvidos no ECOA e também para estabelecer contatos com pesquisadores das diversas regiões do país.
André Kaufer (esquerda) e Jorge Rabelo (direta). Trabalho.

Jorge Rabelo (esquerda)André Kaufer (direta) . Lazer!

domingo, 19 de setembro de 2010

SEMINÁRIO ECOA - 22/09/10 (Quarta-Feira)

Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Participem!

Os estagiários Danilo Couto (Grupo de Herpetologia) e André Leite (Grupo de Genética da Conservação) apresentarão seus projetos:

COUTO, D. F. Estudo Populacional de Cnemidophorus abaetensis em ecossistema de restinga – Litoral Norte da Bahia, Brasil.
Orientador: Moacir S. Tinôco. Co-orientador: Magno L. O. Travassos.

LEITE, A. K. Caracterização citogenética da família Tropiduridae no Litoral Norte da Bahia.
Orientador: Jorge Rabelo de Sousa. Co-orientador: Moacir S. Tinôco

Data: 22/09/10 (Quarta-feira)
Horário: 17h15min.
Local: Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu
Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BA
Tel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823
PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.

Minicurso de mirmecologia na XIII Semana de Mobilização Científica

Os ECOAntes Marcelo Peres, Kátia Benati e Marcos Vinicius Alvim estarão oferecendo o minicurso "Estratégias para amostragem de formicídeos em estudos da biodiversidade com ênfase em montagem, identificação e delineamento experimental" nos dias 21 e 22 de outubro durante a XIII Semana de Mobilização Científica. Para maiores informações, consulte: http://www.ucsal.br/pesquisa/semoc/minicursos.asp

MATERIAL PERMANENTE DO ECOA

O ECOA disponibiliza materiais para os trabalhos de campo dos pesquisadores e estagiários do Centro e para utilização em trabalhos de disciplinas dos acadêmicos da Universidade Católica do Salvador (UCSal).
O material deve ser solicitado com pelo menos uma semana de antecedência a um estagiário ou colaborador do grupo de Material Permanente do ECOA. O grupo é composto pelo colaborador: João Vitor Mota e os estagiários: Tércio Melo, Diego Medeiros, Rebeca Marques, Raissa Frazão, Luana Santos e Gabriel Oliveira.


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lista de voluntários selecionados

Após as entrevistas dos dias 15 e 16 de setembro, foram selecionados os estagiários voluntários para os grupos de Aracnologia, Mirmecologia e Ornitologia no Centro de Ecologia e Conservação Animal (ECOA). Parabéns aos selecionados.



Clique aqui e confira o resultado da seleção.



.

domingo, 12 de setembro de 2010

CRONOGRAMA DE ENTREVISTAS PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS VOLUNTÁRIOS - ECOA

Nos dias 15 e 16 de setembro ocorrerão as entrevistas para seleção de estagiários voluntários para os grupos de Aracnologia, Mirmecologia e Ornitologia no Centro de Ecologia e Conservação Animal (ECOA).



Clique aqui e confira o cronograma de entrevistas!



















Cleanup Day Bahia 2010

No sábado, dia 18 de setembro de 2010, das 07:00h às 17:00h acontecerá na praia do Porto da Barra, sob a coordenação do Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) o Cleanup Day Bahia 2010 com atividades voltadas à sensibilização ambiental no Dia
Mundial de Limpeza de Praias.
Acesse aqui o release do Cleanup Day Bahia 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SEMINÁRIO ECOA - 15/09/10 (Quarta-feira)

Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Participem!
Ictiolologia) e Ricardo Marques(Grupo de Herpetologia) apresentarão suas propostas de monografia:

MEDEIROS, D. V. Relação entre as características do habitat e a estrutura da assembléia de peixes criptobênticos. Orientador: Cláudio L. S. Sampaio. Co-orientador: José de Anchieta C. C. Nunes.

MARQUES, R. Estudo populacional de serpentes de restinga do Litoral Norte da Bahia, Brasil. Orientadores: Moacir S. Tinôco e Henrique C. Browne Ribeiro.

Data: 15/09/10 (Quarta-feira)
Horário: 17h15min.
Local: Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu
Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BA
Tel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823
PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Seleção de voluntários para Projeto no Litoral Norte da Bahia



O projeto “Mudança de habitat e o status da herpetofauna na Mata Atlântica do Brasil” seleciona pesquisadores voluntários para as coletas. as amostragens ocorrerem em seis municípios do Litoral Norte do estado da Bahia em formações de restinga. Os pesquisadores tem oportunidade para aprender métodos e técncias para estudo da ecologia e conservação de anfíbios e répteis, formigas, caracterização climática e edáfica dos ambientes, triagem e identificação de material biológico e biometria. São oferecidos certificados de participação ao final de cada coleta.

O projeto é uma realização do DICE – Instituto Durrell de ecologia e conservação da Universidade de Kent na Inglaterra em parceria com o Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA da UCSAL, além de outras insitutições parceiras.

Os interessados devem encaminhar e-mail para moacirtinoco@gmail.com sempre na segunda quinzena de março, maio, julho, setembro e novembro de cada ano, manifestando seu interesse.

PUBLICAÇÕES - HERPETOLOGIA

Efeito do micro-clima na abundância da comunidade de anuros de um fragmento de restinga no Litoral Norte da Bahia, Brasil. Barreto et al, 2009

Indicações preliminares sobre a influência da fragmentação florestal e da qualidade da matriz de monocultura de eucalipto sobre a Herpetofauna da Mata Atlântica no extremosul da Bahia. Tinoco et al, 2003

Snake communities and Atlantic forest conservation in Brazil. Tinoco et al, 2007http://www.blogger.com/img/blank.gif

Habitat change and amphibian conservation in the Atlantic Forest of Bahia, Brazil. Tinoco et al, 2008

The Bahian Sand Dunes Whiptail Lizard Cnemidophorus abaetensis Dias, Rocha & Vrcibradic 2002 (Reptilia, Scleroglossa, Teiidae), geographic distribution and habitat use in Bahia, Brazil. Tinoco et al, 2010

Restinga lizards (Reptilia: Squamata) at the Imbassaí Preserve on the northern coast of Bahia, Brazil - Couto-Ferreira et al., 2011

PUBLICAÇÕES - MANEJO ANIMAL

Estudo comportamental das fases de desenvolvimento do Zophobas morio (Coleoptera, Tenebrionidae) da criação científica do Centro de Ecologia e Conservação Animal - ECOA. Couto-Ferreira et al., 2010

Comportamento em cativeiro de Mesoclemmys tuberculata (Testudines: Chelidae) - Marques et al., 2009

Padrão de atividade de duas espécies simpátricas de lagartos (Tropidurus hygomi Reinhardt & Luetken, 1861; Cnemidophorus ocellifer Spix, 1825) em uma área de restinga no Litoral Norte da Bahia, Brasil - Resultado preliminar
- Couto-Ferreira et al., 2009

Utilização de troncos como micro-habitat’s para invertebrados - Guimarães et al., 2009

terça-feira, 31 de agosto de 2010

SEMINÁRIO ECOA - 01/09/10 (Quarta-feira)

Os Seminários do ECOA são abertos ao público acadêmico. Participem!

O estagiários Tércio Melo (Grupo de Aracnologia) e Géssica Costa (Grupo de Mastozoologia) apresentarão suas propostas de monografia:

MELO, T. S. Avaliação da translocação de Bromeliáceas num fragmento de Mata Atlântica de Salvador.
Orientador: Marcelo Peres. Co-orientador: Kátia Benati.

COSTA, G. M. Eficiência de iscas na captura de pequenos mamíferos de solo no entorno do Campus de Pituaçú - UCSAL, Salvador, Bahia.
Orientador: Anderson Abbehusen Freire de Carvalho. Co-orientadores: Jonas Rodrigues Souza e Flávia Ramos.

Data: 01/09/10 (Quarta-feira)

Horário: 17h15min.

Local: Universidade Católica do Salvador, Campus de Pituaçu

Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu, CEP: 41.740-090 - Salvador / BA

Tel: (71) 3206-7800 - Fax: (71) 3206-7823

PRÉDIO II. Sala de Vídeo I.


domingo, 29 de agosto de 2010

Participação do ECOA no 18th International Congress of Arachnology - Polônia

Por Tércio Silva Melo

Ocorrendo a cada três anos e com 50 anos de existência, durante os dia 11 a 17 de julho deste ano, ocorreu o 18° Congresso Internacional de Aracnologia, em Siedlce na Pôlonia. Como o ECOA não podia ficar de fora de um evento deste nível, coube a mim representar o Centro. Ao lado dos maiores pesquisadores do mundo nesta área, lá estava eu apresentando dois trabalhos vinculados ao Ecoa, de autoria do coordenador Marcelo Peres, dos colaboradores: Kátia Benati, Marcelo Dias, Sheila Varjão, Vinicius Guimarães e Alessandra Andrade, e eu como estagiário. Todos os dias, durante o turno matutino, eram preenchidos com apresentações de palestras dos melhores aracnólogos do mundo, e sempre pelo turno vespertino com apresentações de trabalho orais e pôster, dos demais integrantes do congresso. Diversas temáticas foram abordadas no evento, sendo as principais: sistemática, taxonomia, fisiologia, biogeografia e ecologia de aracnídeos. Durante a noite, eram os momentos de descanso e diversão em grupo, com o jogo da final da copa do mundo de futebol, além de jantares e festa. O encerramento do congresso ocorreu na sábado (17/07) pela manha, com as deliberações da Sociedade Internacional de Aracnologia (ISA em inglês), com o triste relato de aracnologos funcionários do Butantan do que aconteceu por lá, e por último, a votação da próxima sede do congresso, com votação entre Sidnei-Austrália e Taiwna-China. Com uma vitória não tão difícil, Taiwan venceu! Então, até daqui a três anos...

terça-feira, 24 de agosto de 2010

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO VOLUNTÁRIO ORNITOLOGIA

O Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA dispõe de 02 (duas) vagas para estágio, cujo projeto está vinculado à investigação de aves da Floresta Atlântica e seus ecossistemas adjacentes.

Pré-requisitos:

1.Estar regularmente matriculado no curso de Ciências Biológicas, entre o 2º e 6º semestre do programa;
2.Disponibilidade mínima de 12h semanais;
3.Disposição para atividades de campo em horários iniciais do dia – em torno de 4h da madrugada;
4.Possuir currículo Lattes (www.cnpq.br), em caso de dúvidas no preenchimento buscar auxílio no Centro ECOA;
5.Os interessados deverão entregar o currículo Lattes, dentro de envelope lacrado, no Centro ECOA, até o dia 11 de setembro de 2010 (datas das entrevistas serão divulgadas posteriormente no mural do ECOA).

ÁREAS DE ATUAÇÃO: Avifauna de fragmentos florestais urbanos: composição e conservação.

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO VOLUNTÁRIO ARACNOLOGIA

O Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA dispõe de 02 (duas) vagas para estágio, cujo projeto está vinculado à investigação de Aracnídeos da Floresta Atlântica e seus ecossistemas adjacentes.

Pré-requisitos:

1.Estar regularmente matriculado no curso de Ciências Biológicas, entre o 1 e 6º semestre;
2.Disponibilidade mínima de 12h semanais;
3.Disposição e afinidade para intensas atividades de campo e triagem de material em laboratório;
4.Possuir currículo Lattes (www.cnpq.br), em caso de dúvidas no preenchimento buscar auxílio no Centro ECOA;
5.Os interessados deverão entregar o currículo Lattes, dentro de envelope lacrado, no Centro ECOA, até o dia 11 de setembro de 2010 (datas das entrevistas serão divulgadas posteriormente no mural do ECOA).

ÁREAS DE ATUAÇÃO: Aracnofauna de fragmentos florestais urbanos e adjacentes: Riqueza, composição e conservação.

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO VOLUNTÁRIO MIRMECOLOGIA

COLETAS,COLEÇÃO CIENTÍFICA E DIDÁTICA DE FORMIGAS

O Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA dispõe de 02 (duas) vagas para estágio, cujo projeto está vinculado à coleta, triagem, montagem e identificação de formigas.

Pré-requisitos:

1.Estar regularmente matriculado no curso de Ciências Biológicas, entre o 1 e 6º semestre;
2.Disponibilidade mínima de 12h semanais;
3.Disposição e afinidade para atividades de laboratório e campo;
4.Possuir currículo Lattes (www.cnpq.br), em caso de dúvidas no preenchimento buscar auxílio no Centro ECOA;
5. Os interessados deverão entregar o currículo Lattes, dentro de envelope lacrado, no Centro ECOA, até o dia 11 de setembro de 2010 (datas das entrevistas serão divulgadas posteriormente no mural do ECOA).

ÁREAS DE ATUAÇÃO: Coleta, triagem, montagem e identificação de formigas.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

NOTÍCIAS - Genoma da esponja do mar revela genes de centenas de milhões de anos

A publicação da sequência completa do genoma de uma esponja marinha viva revela genes com centenas de milhões de anos, dizem pesquisadores. O trabalho está publicado na edição desta semana da revista Nature.

A esponja passa a ser o animal mais primitivo a ter o genoma sequenciado e, de acordo com os autores do trabalho, o sequenciamento revela que uma "riqueza genética espantosa" estava disponível na aurora do reino animal.

Um dos autores do trabalho publicado na Nature, Kenneth S. Kosik, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, explica que a origem evolucionária dos animais foi marcada pela capacidade de diferentes células assumirem propriedades especializadas e trabalhar em conjunto pelo bem do organismo.

"A esponja representa uma janela para esse momento", disse ele, em nota.

Ele acrescenta, como exemplo, que embora a esponja não tenha neurônios, seu genoma revela a presença de genes encontrados nesse tipo de célula.

O genoma da esponja mostra que, no caminho rumo à emergência dos animais, genes para uma rede completa de células especializadas evoluíram. "Essa rede lançou a base para o núcleo da lógica genética de organismos que não mais funcionavam como células individuais, mas como uma comunidade cooperativa de células especializadas", acrescentou Kosik.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,genoma-da-esponja-do-mar-revela-genes-de-centenas-de-milhoes-de-anos,590419,0.htm

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

NOTÍCIAS - Pesquisador acha planta que neutraliza veneno da surucucu

21 / 07 / 2010

Pesquisador acha planta que neutraliza veneno da surucucu


Uma árvore de quatro a seis metros de altura pode ser a nova arma contra o veneno da surucucu, a maior serpente venenosa da América do Sul.

Uma pesquisa realizada na UFF (Universidade Federal Fluminense) constatou que um extrato feito a partir da Stryphnodendron barbatiman, popularmente chamada de barbatimão, barba-de-timão, casca da virgindade ou ubatima, é capaz de neutralizar os principais efeitos provocados pela picada da cobra.

A descoberta poderá levar ao desenvolvimento de um novo tratamento contra o veneno da surucucu, que provoca dor intensa, hipotensão, diminuição do ritmo cardíaco, diarreia e hemorragia.

A cobra está presente em todo o território nacional e, entre 2001 e 2004, respondeu por 2,3% dos ataques registrados no Brasil. Seu índice de letalidade, porém, é quase três vezes maior do que o das serpentes do gênero Bothrops, que respondem por 90% dos ataques no país –cerca de 1% das vítimas da surucucu morrem após serem picadas.

Soro antiofídico – Atualmente, o procedimento preconizado pelo Ministério da Saúde em casos de picada de cobras venenosas é a administração de soro antiofídico, produzido a partir de anticorpos produzidos por cavalos inoculados com o veneno.

O soro, porém, tem as desvantagens de ser caro, necessitar de estocagem em baixas temperaturas e provocar reações alérgicas graves em parte dos pacientes. Além disso, é ineficaz contra os efeitos locais das picadas, que muitas vezes deixam sequelas.

Em busca de alternativas de tratamento, o pesquisador Rafael Cisne de Paula pesquisou 12 espécies diferentes de plantas como parte do seu trabalho de mestrado em Neuroimunologia na UFF.

Dessas, apenas uma se mostrou totalmente ineficaz. O extrato produzido a partir da barbatimão, porém, foi o único que conseguiu inibir em mais de 80% os principais efeitos do veneno analisados, impedindo inclusive o desenvolvimento de hemorragias.

Não foi testada, porém, a eficácia da planta sobre a formação de edemas e outras consequências da picada.

Os testes foram realizados em camundongos e, por enquanto, ainda não se sabe qual o mecanismo de ação da planta. Estudos posteriores poderão identificar e isolar os componentes responsáveis pelos efeitos neutralizantes. (Fonte: Denise Menchen/ Folha.com)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

POESIA

Os Sapos

Manuel Bandeira, 1918

Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.

Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:
- "Meu pai foi à guerra!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

O sapo-tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: - "Meu cancioneiro
É bem martelado.

Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.

O meu verso é bom
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.

Vai por cinquüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A fôrmas a forma.

Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas..."

Urra o sapo-boi:
- "Meu pai foi rei!"- "Foi!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

Brada em um assomo
O sapo-tanoeiro:
- A grande arte é como
Lavor de joalheiro.

Ou bem de estatuário.
Tudo quanto é belo,
Tudo quanto é vário,
Canta no martelo".

Outros, sapos-pipas
(Um mal em si cabe),
Falam pelas tripas,
- "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!".

Longe dessa grita,
Lá onde mais densa
A noite infinita
Veste a sombra imensa;

Lá, fugido ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é

Que soluças tu,
Transido de frio,
Sapo-cururu
Da beira do rio...

terça-feira, 27 de julho de 2010

XI Congreso Argentino de Herpetología

A Associação Argentina de Herpetologia convida para o O XI Congreso Argentino de Herpetología que acontecerá no Museu Argentino de Ciencias Naturais “Bernardino Rivadavia”, na cidade de Buenos Aires, entre os dias 19 e 22 de outubro de 2010.




7th WORLD CONGRESS OF HERPETOLOGY




O 7th World Congress of Herpetology s
erá realizado em Vancouver, Canadá, no período de 8 a 14 de agosto de 2012!



Primer Congreso Uruguayo de Zoología




O Primeiro Congresso de Zoologia do Uruguai (X Jornadas de Zoologia do Uruguai) "Prof. Federico Achaval" será realizado no período de 5 a 10 de dezembro de 2010 nas instalações da Facultade de Ciencias, Iguá 4225, CP 11400, Montevideo, Uruguai.






sexta-feira, 23 de julho de 2010

PARTICIPAÇÃO DO ECOA NO 1º EPACITO

O 1º Encontro Paulista de Citogenética (EPACITO) ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2010, na UNESP-Botucatu, São Paulo. O evento tratou de temas atuais em citogenética destinado a estudantes e profissionais da área da saúde, biológica e agropecuária e permitiu a troca de informações sobre as práticas utilizadas na área. O ECOA foi representado pelo Coordenador do grupo de Genética da Conservação do ECOA Jorge Rabelo.